Vendas no varejo de material de construção crescem 10%

O varejo de material de construção fechou o mês de março com desempenho 10% superior em comparação a fevereiro. Na comparação sobre o mesmo período do ano anterior, as vendas no setor cresceram 2%, segundo a Pesquisa Tracking mensal da Anamaco, que entrevistou 530 lojistas entre os dias 26 a 29 de março.

“Historicamente, março é um mês de retomada de obras, pois é como se fosse o primeiro mês ativo do ano, de retomada da rotina de aulas, trabalho, fim de férias, o que contribui para que as pessoas voltem a construir e reformar. As ‘águas de março’ também trazem essa necessidade de reforma, principalmente de reparos no telhado e cuidados relacionados a infiltrações e tudo isso movimenta o setor”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Segundo o estudo da entidade, todas as regiões do País apresentaram variações positivas no mês, com destaque para o Nordeste (15%), Centro –Oeste (12%), Sudeste (10%), Sul (9%) e Norte (7%). “Fevereiro foi um mês bastante abaixo do que esperávamos, e março voltou ao patamar de crescimento que estávamos prevendo inicialmente. O aumento do número de empregos e a redução dos juros devem nos dar ainda mais fôlego e acreditamos que fecharemos 2018 com 8,5% de crescimento sobre o ano passado”, completa Conz.

O presidente da Anamaco mencionou ainda uma pesquisa realizada pela Pyxis Consumo Material de Construção, que indicou que os brasileiros devem gastar R$ 162,5 bilhões em materiais de construção até o final do ano, impulsionados principalmente pelo aumento do consumo da classe B, que deve ser responsável por 42% desse total. “A classe C também deve impulsionar o crescimento do setor, pois quando a economia melhora, essas pessoas voltam a investir na melhoria da casa. Além disso, o Governo continua implementando o “Cartão Reforma” em todos os estados da federação, assim as famílias de baixa renda poderão contar com o subsídio para a compra de material de construção”, afirma Conz.

De acordo com o levantamento da Anamaco, dentre as categorias pesquisadas tintas foi a que teve o melhor desempenho no mês, com um crescimento de 15% sobre fevereiro. Já revestimentos cerâmicos cresceram 9%, seguidos de telhas de fibrocimento (7%). Para abril, 63% dos entrevistados acreditam que as vendas serão superiores a março.

Cerca de 12% dos lojistas pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses, e 15% pretendem contratar novos functionários em abril. Já o otimismo com relação às ações do Governo nos próximos 12 meses retraiu de 39% para 34%.

Fonte: Anamaco