Eletroeletrônicos e eletrodomésticos são desejados por 84% dos consumidores na Black Friday

A Samsung realizou uma pesquisa sobre o comportamento de compra do consumidor para a Black Friday de 2018 . Feita com 300 pessoas e organizada em parceria com a Bridge Research1, revela que 84% dos entrevistados pretendem adquirir um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico na data. Dos entrevistados,  77% revelaram se preparar financeiramente durante os meses que antecedem a data para adquirir novos produtos e 63% pretendem antecipar as compras de Natal já na penúltima sexta-feira do mês de novembro.

Entre os itens mais aguardados em 2018 estão os smartphones – mencionados por 75% das pessoas, TVs (58%) e notebooks (36%). Os refrigeradores (26%), tablets (22%) e lavadoras (22%) aparecem na sequência. Para fechar os objetos de desejo, ainda foram citados para este ano os acessórios para smartphones (19%), equipamentos de ar-condicionado (14%) e smartwatches (12%).

Na categoria que lidera as intenções de compras (smartphones), marca e processador dos produtos são itens primordiais para 33% e 50% dos consumidores, respectivamente, vindo a seguir bateria (25%) e câmeras (23%). Para a segunda colocada do ranking (TVs), o tamanho das telas (73%) e a resolução 4K (42%) estão entre os mais relevantes para o consumidor, vindo em seguida recursos como navegação na internet (41%). Para a compra  de notebooks, os usuários avaliam desempenho (54%) e memória (48%) e levam em conta a configuração (38%).

Para os eletrodomésticos, a economia de energia e a capacidade são os itens mais importantes: 75% dos usuários consideram a economia de energia em primeiro lugar ao comprar geladeiras, seguida pela capacidade do aparelho (55%) e tamanho do freezer (45%). No caso das máquinas de lavar, 69% dos consumidores avaliam a capacidade do produto (69%) antes de itens como economia de energia (64%) e tecnologias embarcadas no eletrodoméstico (28%).

Em paralelo, o estudo também indica que a desconfiança inicial do brasileiro com os descontos praticados na data parece ter diminuído. De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados afirmaram que acreditam nos preços sugeridos no período, mas 97% não deixam de comparar os valores dos produtos com outras datas antes de adquiri-los.

Ainda, para a maior parte dos compradores, preço (75%) e marca (50%) são os quesitos mais observados na hora de investir em um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico. As preferências por compras em lojas online (58%) e físicas (42%), apesar de se manterem quase equilibradas, não dispensam as pesquisas realizadas pela internet antes da compra de qualquer produto, conforme revelado por 95% dos participantes do estudo.

Fonte: Máquina Cohnwolfe