Dicas para supermercados: como fazer promoção em fevereiro

Buscar oportunidades de como fazer promoção é um trabalho que exige muita atenção dos supermercadistas. Existem vários tipos de ações que podem ser feitas para impactar os seus clientes e aumentar suas vendas. O mês de fevereiro costuma ainda sofrer com a sazonalidade provocada pelo início do ano e as férias. Por isso, é importante que você consiga atrair o máximo de clientes possível.

Para que a sua loja tenha sucesso nas vendas o ideal é que você planeje as suas ações previamente. Além disso, precisa sempre estar atento a possíveis oportunidades que surgirem durante o mês. Para fazer promoção em fevereiro é importante que você trabalhe o seu relacionamento com os clientes, além das vendas.

As ações de relacionamento têm grande importância para a sua loja, principalmente a longo prazo. Certamente você deseja que o cliente compre durante o ano todo no seu supermercado, não é mesmo? Por isso, é importante que você faça ações desde o início do mês na sua loja.

01/02 Início de mês

O começo do mês tende a ser a época mais movimentada nos supermercados. Isso acontece porque geralmente os clientes recebem o salário e vale alimentação neste período. Mesmo com essa atração de clientes “natural” você pode estimular mais ainda as compras com campanhas no início do mês.

Uma boa ideia é começar o mês com ações de vendas casadas para aumentar o ticket médio da sua loja. Outra opção é apostar em um saldão com produtos, como de curva B e C, que não venderam o esperado no mês anterior.

14/02 Campanha segmentada

Trabalhar mensalmente com campanhas segmentadas pode trazer ótimos resultados para a sua loja, como você pode conferir em nossos estudos de caso. A metade do mês é uma excelente época para você voltar a movimentar sua loja com mais intensidade. Para isso, basta que você escolha qual ou quais setores da sua loja irão participar da ação.

Vale lembrar que é muito importante fazer a avaliação de desempenho de suas ações anteriores para melhorar ainda mais os resultados. Além disso, dedique um tempo para criar segmentações bem específicas. Um cuidado nessa etapa pode garantir que sua campanha seja mais efetiva.

18/02 Preparação para o Carnaval 

O Carnaval 2019 será em março, mas como essa é uma importante data para as vendas vale a pena se planejar.

Existe uma grande variedade de ações que você pode fazer na sua loja, tanto de venda, quanto de relacionamento. Uma delas é deixar o PDV e sua comunicação de loja com o clima da data. Essa ação tende a aproximar os seus clientes de uma forma mais informal. Se tiver site e redes sociais, vale deixá-los também em clima de festa.

É claro que você também não pode deixar passar a oportunidade de fazer boas ofertas. Uma boa ideia é criar um encarte temático com produtos que costumam ter boa saída nessa época.

O setor de bebidas frias e açougue são ótimas opções de escolha para trabalhar suas ações. Na sua plataforma de gestão de clientes, você pode filtrar os itens que mais venderam no carnaval do ano passado e apostar nesses itens em suas promoções. Apostar na seção de bazar também pode ser um boa alternativa, com fantasias, acessórios, serpentinas e confetes.

04/02 Dia mundial contra o Câncer

Essa data é uma excelente oportunidade de humanizar a sua empresa e aproximar seu relacionamento com os clientes.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2018 e 2019 o Brasil deve ter 600 mil novos casos da doença. Esse é um problema de saúde muito sério e que atinge muitos brasileiros.

Você pode separar um espaço na sua loja com o médico orientando seus clientes sobre a prevenção do câncer. Além disso, pode optar por fazer conteúdos nas redes sociais também sobre medidas de prevenção.

A alimentação saudável é uma das medidas para prevenir o câncer. Pensando nisso você pode fazer ofertas neste setor da sua loja para ajudar na conscientização dos clientes.

14/02 Dia da amizade

A amizade acontece quando duas pessoas têm um bom relacionamento interpessoal. Nessa data você pode aproveitar para aproximar o seu relacionamento com os clientes.

Que tal fazer uma ação especial para os seus melhores clientes?

Basta você acessar a página de melhores clientes no seu software de gestão de clientes e segmentar esse grupo. Após isso, pode identificar os produtos mais consumidos por eles e criar um encarte de ofertas exclusivas. Outra opção é enviar um cupom de desconto para os seus melhores clientes ou apostar em uma ação de loja, como um café da manhã, por exemplo.

17/02 Dia mundial do gato

Muitas pessoas gostam muito de ter animais de estimação e tratam com todo cuidado seus pets. No dia mundial do gato você pode ter uma boa oportunidade para vender mais.

Uma campanha segmentada pode ser a melhor opção essa data, já que se trata de clientes bastante específicos. Você pode criar uma segmentação dos consumidores que compraram algum produto para gato nos últimos 90 dias, por exemplo. Após isso, basta escolher qual canal de comunicação será utilizado para a campanha e enviá-la para os seus clientes.

Você pode tentar uma parceria com algum petshop da cidade e fazer uma feira de doação no estacionamento, por exemplo. Ou ainda, apostar na parceria de um veterinário para fazer consultas rápidas gratuitas no estacionamento da loja ou mesmo produzir conteúdos para suas redes sociais. Uma boa ideia pode ser falar sobre como cuidar dos animais e prevenir doenças.

21/02 Dia nacional do imigrante italiano

Outra data comemorativa importante para estreitar sua relação com os clientes e também aproveitar para vender mais.

Você pode optar por uma ação na loja, com degustação de produtos com origem italiana. Para complementar pode enviar um SMS para seus clientes convidando-os a ir até a loja provar os produtos.

Uma boa ideia para a sua loja é usar as redes sociais com a divulgação de receitas italianas. Você pode publicar uma série de receitas durante o dia ou até mesmo durante a semana. Vale a pena também criar um encarte especial com os ingredientes das receitas para atrair os clientes.

28/02 Dia da ressaca

Para o dia da ressaca focar as suas ações nas redes sociais pode ser um bom caminho. Já que é uma data comemorativa mais descontraída, combina com o ambiente digital. Você pode criar uma série de ofertas com produtos para curar a ressaca. Além disso, vale explicar o motivo dele contribuir para a melhora.

Algumas opções de produtos para sua ação podem ser: leite, ovos, banana, suco de laranja, entre outros. O mês de fevereiro está cheio de oportunidades não é mesmo? Certamente sua loja vai conseguir bons resultados se aproveitá-las.

Fonte: Gestão de Clientes