Como conseguir um investidor para o seu negócio

“Sua ideia é única o suficiente para ser uma startup?”, esta pergunta é recorrente.

A primeira questão é que apenas uma ideia não é suficiente para atrair um investidor. Será necessário então preparar um plano de negócio e fazer pesquisas que forneçam sustentação à sua ideia. Envolve também fazer projeções financeiras para ao menos cinco anos de funcionamento do novo empreendimento, explicando claramente as premissas que sustentam tais projeções (vendas, receitas, custos e despesas).

E isso ainda é insuficiente. Há diversos tipos de investidores (sócio, empréstimo, crowdfunding, aceleradoras, incubadoras, investidores-anjo, private equity). Você precisará analisar qual das opções é a mais viável para o seu negócio.

Lembre-se que o investidor espera ter retorno sobre o capital investido e, como tem dinheiro à disposição, está sempre à procura de boas opções de investimento. Então ele não se esconde, ele geralmente divulga seu produto. Procure na internet, nas mídias sociais, na sua rede de contatos e amizades – networking – e entre em contato solicitando uma apresentação do seu projeto.

Prepare-se para fazer uma apresentação bem profissional, objetiva, de 15 minutos no máximo. Esse é o tempo que você terá para cativar o seu potencial investidor. Se conseguir cativá-lo, ele vai criar tempo para ouvir os detalhes e depois, então, se decidir. Não se esqueça de que este é apenas o primeiro passo de uma negociação que geralmente é demorada por causa da quantidade de “detalhes” que precisam de um acordo entre as partes.

Lembre-se que não é apenas o investidor quem está avaliando o negócio (o investimento a ser feito). Você também está fazendo uma escolha entre diversos investidores, procurando achar aquele que mais se identifica com os seus propósitos e com o seu entusiasmo. Avalie corretamente e cuide-se: lamentavelmente há também muita falta de ética e profissionalismo neste mercado.

Não falta dinheiro no mercado. Faltam boas ideias e projetos bem elaborados. Se você tiver ambos, não terá problemas em achar investidor.

Fonte: New Trade