CNC projeta crescimento do varejo de 3% este ano

varejo_2015As vendas do comércio varejista brasileiro devem crescer 2,6% em 2014 e 3% este ano. As estimativas foram anunciada na quinta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 0,9%, o quarto aumento consecutivo. O resultado foi influenciado pela alta de 9,6% no ramo de livros, jornais, revistas e papelaria, e de 5,4% no de móveis e eletrodomésticos. Já as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram desempenho negativo, com queda de 0,8%.

“O ano de 2014 foi particularmente delicado para o varejo brasileiro, em razão da coincidência de diversos fatores desfavoráveis como inflação elevada, crédito ao consumidor em níveis recordes e desaceleração da massa de rendimentos”, disse o economista Fábio Bentes, da CNC. Segundo a CNC, a alta de 3% projetada para 2015 se dará, principalmente, em função da desaceleração, já em curso, dos preços no varejo.

Fonte: Agência Brasil