Ambiente de trabalho é a qualidade mais valorizada pelos brasileiros

ambiente de trabMuitos estudos apontam que o desenvolvimento na carreira é hoje um dos fatores de mais interesse dos profissionais na hora de optar por um emprego. Mas em um levantamento realizado pela comunidade virtual de carreira Love Mondays, a qualidade mais valorizada foi o ambiente de trabalho.

Com o objetivo de eleger os sete atributos fundamentais para a satisfação dos profissionais com o seu trabalho, o levantamento foi feito com 115 mil profissionais inscritos na comunidade, que trabalham em 24 setores da economia.

Os benefícios oferecidos pela empresa ocuparam segundo lugar no ranking entre os aspectos mais positivos na visão dos colaboradores. De acordo com Luciana Caletti, CEO da Love Mondays, esse é um indicador importante a respeito do momento atual da economia.

“Sem grandes expectativas de incrementos salariais ou remunerações variáveis por meio de bônus, os profissionais tendem a valorizar benefícios corporativos, pois estes trazem mais segurança e garantia de qualidade de vida para o colaborador e a sua família”, explica.

A competência profissional dos colegas de trabalho foi a terceira qualidade mais citada. “Esse dado é muito interessante para o gestor de RH perceber que a satisfação do profissional depende diretamente da qualidade da equipe de trabalho. Trabalhar com pessoas competentes gera oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, aumentando a satisfação do profissional na empresa”, ressalta Luciana.

E o que pode parecer simples, por ser uma obrigação imposta pela legislação trabalhista, também aparece entre as qualidades mais valorizadas: o pagamento do salário em dia. Este aspecto ocupa a quarta posição entre os atributos mais importantes na satisfação dos colaboradores.

“Isso reflete um dos grandes medos dos trabalhadores: o atraso nos salários, que pode causar desestabilização na organização financeira das famílias. Infelizmente, em tempos de recessão, questões como esta passam a ser mais frequentes”, pondera.

Já o salário competitivo em comparação ao mercado é apenas a quinta qualidade mais valorizada pelos profissionais brasileiros de acordo como levantamento da Love Mondays.

“Todo mundo almeja um bom salário, mas o que chama atenção é o fato de uma alta remuneração ocupar apenas a quinta colocação no ranking. Hoje as empresas investem em outros aspectos como benefícios, treinamento e bom ambiente de trabalho, com isso, os colaboradores estão cada vez enxergando valor nesses aspectos e o salário vem deixando de ser o principal fator de decisão para que um profissional que esteja considerando uma mudança de empresa”, analisa.

Somente em sexto lugar apareceram as oportunidades de progressão na carreira. Empresas que possibilitam que o profissional assuma novas responsabilidades e desenvolva a sua carreira internamente tendem a ser bem avaliadas pelos funcionários. Entram nesse caso companhias que têm um plano de carreira bem definido, com metas claras e uma avaliação de performance meritocrática para a promoção dos funcionários.

Por fim, a última qualidade mais admiradas pelos profissionais é a flexibilidade no horário de trabalho. “Temos aí uma tendência que deve aumentar. Cada vez mais as pessoas almejam qualidade de vida e isso, muitas vezes, passar por jornadas de trabalho mais flexíveis, em que há tempo para equilibrar a vida profissional com a vida pessoal”, conclui.

QUALIDADES MAIS VALORIZADAS

Ambiente de trabalho

Benefícios corporativos

Competência profissional dos colegas

Pontualidade no pagamento do salário

Competitividade do salário

Oportunidade de progressão na carreira

Flexibilidade

Fonte: abrhbrasi